segunda-feira, 15 de novembro de 2010

COLETA E CLASSIFICAÇÃO DOS OVOS:

Os ninhos devem ser usados exclusivamente na fase adulta das aves em postura, são muito importantes para garantir ovos de boa qualidade, mais limpos e com menor risco de contaminação. Eles devem ser mais altos que o piso, com aproximadamente 40 centímetros de largura, 30 de altura e 30 de profundidade, com uma boa “cama” sedo suficiente para abrigar de quatro a cinco galinhas.
Os ninhos têm a função de proporcionar um local macio e aconchegante para a postura dos ovos. Cerca de 60 a 70% da postura é realizada pela manhã. Existe a necessidade de realizar a maior parte da coleta dos ovos neste período, para que eles não fiquem acumulados nos ninhos podendo quebrar ou trincar. Durante a coleta, é aconselhável que os ovos sejam colocados em bandejas plásticas ou de papelão com a extremidade mais fina voltada para baixo, pois a utilização de baldes ou cestas, ocasionam um alto índice de ovos trincados e quebrados, apesar da casca do tipo caipira ser mais resistente. Após a coleta, os ovos devem seguir para a sala de classificação, onde serão limpos a seco com uso de uma esponja. Por se tratar de um produto perecível, deve-se observar o período de consumo do ovo, que gira em torno de 15 a 25 dias.

OVOS DEFEITUOSOS:

a) Ovos com duas gemas – é o resultado da ovulação de duas gemas ao mesmo tempo, é mais comum em frangas.
b) Ovos com mancha de sangue – pela ruptura do folículo haverá também ruptura de algum pequeno capilar e conseqüentemente derrame de sangue.
c) Pedaços de carne – é geralmente o resultado de manchas de sangue em que parte foi reabsorvido ou pedaço de tecido de folículo rompido na hora da ovulação.
d) Ovo com casca mole – pode ser o resultado do não funcionamento das glândulas secretoras ou de um anormal peristaltismo do oviduto. Também doenças, deficiência de
cálcio e fósforo podem ser os responsáveis.
e) Ovo dentro do ovo – o peristaltismo reverso poderá fazer voltar os ovos já formados, que entrando em contato com a gema que desce do oviduto, serão cobertos pela nova casca.
f) Ovo sem gema – ocorre quando algum material estranho entra no oviduto e estimula a ação das suas glândulas.

Um comentário: