segunda-feira, 15 de novembro de 2010

CONTINUAÇÃO GALINHA CAIPIRA

Com investimentos relativamente baixos e instalações de fácil construção e simples técnica de manejo, a criação de aves em sistema caipira tem se mostrado lucrativa, principalmente, para pequenos produtores, pois tem a vantagem da comercialização de um produto diferenciado com boa procura e melhor valor de comercialização.
Esse sistema de criação é simples, as aves devem ter dietas mistas, compostas de ração balanceada, complementada com produtos da região e pasto de boa qualidade para que possa serem direcionados como alimentação suplementar, pois a alimentação convencional chega a representar hoje cerca até 89% dos custos de produção (planilha em anexo).
As aves devem ser soltas durante o dia para que possam ciscar, tomar sol, com isto se exercitam, em fim terem uma vida natural e mais saudável.
A alimentação vegetal pode suprir até 25% das exigências nutricionais das aves. O vegetais crescem recebendo a energia do sol, e estão repletos de caroteno, vitaminas, minerais e força vital. As ingestões de gramíneas, leguminosas e outras fontes vegetais fornecem vitaminas e minerais as aves, ajudando na resistência às doenças e modificando a qualidade de seus ovos tornando suas gemas mais vermelhas e ricas em vitamina A.
Para iniciar nesse sistema de criação é necessário procurar um profissional da área para que possa lhes orientar.
Quando for planejar as instalações, elas devem oferecer: conforto ambiental, condições ideais de manejo, proteção contra predadores, cuidados estes que não devem ser ignorados sob pena de comprometer todo o projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário